De Letra: “A Bola Rolou – O Velódromo Paulista e os Espetáculos de Futebol – 1895 – 1916”.

Convite_lan;amento_bolarolou_finalOKNa ressaca pós-Copa, saem menos livros sobre futebol? Tome! Vem aí “A Bola Rolou – O Velódromo Paulista e os Espetáculos de Futebol – 1895 – 1916″, de
Wilson Gambeta, pela Editora SESI/SP – LUDENS. São 448 páginas. E o preço sugerido pela editora é de R$ 49,90. Dica do pessoal do MemoFut. Quem já leu, recomendou.

Aqui em São Paulo, “A Bola Rolou” vai ser lançado em 2 de junho de 2015, às 19h30, na Livraria Martins Fones (avenida Paulista, 509. Metrô: Brigadeiro). Antes, às 18h30, Gambeta participa de uma mesa-redonda com os professores da USP José Geraldo Vinci de Moraes e Flávio de Campos.

Dentro do post, as informações do site da editora.

Em A bola rolou, Wilson Gambeta examina a simbologia contida nos espetáculos esportivos para acompanhar a trajetória de adaptação da antiga elite agrária paulista à moderna vida urbana. Os esportes ingleses, concebidos dentro da ideologia liberal-burguesa, foram introduzidos em São Paulo na passagem do século XIX para o século XX. As disputas esportivas, baseadas no equilíbrio igualitário, ganharam novos significados ao serem assimiladas pela sociedade local, recém-saída do escravismo. Elas foram reinterpretadas segundo uma mistura contraditória de valores que oscilavam entre o mundo agrário e o urbano, o velho e o novo. Os clubes atléticos apareceram na capital paulista como arremedos das agremiações civis modernas. Algumas das principais associações dedicadas aos espetáculos esportivos, organizadas por grupos de jovens para a integração social fora do lar, foram atravessadas pelos costumes tradicionais das famílias fazendeiras e pelos interesses políticos da oligarquia regional.
SOBRE O AUTOR
Formado em História e Filosofia pela Universidade de São Paulo. Mestre e Doutor em História Social pela mesma. Autor do livro Primeiros Passes: documentos para a história do futebol em São Paulo (1897-1918).
A COLEÇÃO
A Coleção Memória e Sociedade promove uma retrospectiva da história do SESI-SP, que se entrelaça com a história do país. Um trabalho de resgate do acervo e das atividades do SESI, bem como da história cultural de nossa sociedade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s