Parece nome de spaghetti-western do Sergio Leone, mas é o DVD Orgulho, Paixão e Glória – Três Noites na Cidade do México (no título original, Orgullo, Pasion y Gloria: Tres Noches En La Ciudad de Mexico). Ótimo “esquenta” para os três shows do Metallica no Brasil no fim de janeiro (no Parque Condor, em Porto Alegre, e dois no Morumbi). E que esquenta! Começando com Creeping Death, emendando For Whom the Bell Tolls, Ride the Lightning, Disposable Heroes, One. 50 mil pessoas fazem coro com a melodia de The Memory Remains… E o que é esta nova All Nightmare Long? Que riff matador! Thrash, speed, quase death metal… Poderia estar no Kill´em All. Pra mim, o maior petardo do quarteto em muitos anos. Muito boa também a dobradinha de The Day that Never Comes + Master of Puppets. Mais uma do Ride the Lightinig? Fight Fire with Fire!
Curioso ver uma estampa assustadora como a do James Hetfield mandando ver na balada Nothing Else Matters, colada com o mega hit Enter Sandman. Que luxo é a banda poder “brincar” com seu respeitável repertório e mais covers bem sacadas, como a maneiríssima The Wait, do grupo punk Killing Joke, que o Metallica regravou no EP Garage Days Re-revisted. Hit the Lights chega a lembrar Motorhead – que figura esse baixista que entrou no lugar no Jason Newsted, o Robert Trujillo! Para encerrar, mais um rifferama monstruosa: Seek & Destroy. Toca demais esse Kirk Hammett. Cada vez melhor. E o Lars, grande batera, sempre todo-todo (todo atencioso) com os fãs.
Os 3 shows na Cidade do México tiveram set-lists diferentes. O Metallica.com menciona 3 edições diferentes, mas versão que eu assisti é um DVD simples. Simples? Showzão. S e n s a c i o n a l.
* O curioso é que em um pouco antes desse DVD, voltado para os fã-clube latino-americano, saiu na França (e só na França) outro vídeo do Metallica: Français Pour Une Nuit (francês por uma noite), gravado num anfiteatro romano de Nimes, cidade francesa. Set-list diferente, confira aqui. Ainda bem que tem o tal de You Tube!