Praias maravilhosas, sol, muito calor… roupas pretas e couro! Antes mesmo do primeiro Rock in Rio, em janeiro de 1985, já existia uma pequena cena de som pesado na cidade maravilhosa. Dois dos grupos mais atuantes, o trio Dorsal Atlântica e o quinteto Metalmorphose, dividiram um LP, o Ultimatum (imagem da capa ao lado), um lado pra cada um. Na época, o vinil independente circulou pelo underground carioca e mesmo nacional. Vinte e cinco anos depois da gravação, o disco ganhou a primeira versão em CD, selo Metalli Records. De volta à ativa, a banda Metalmorphose faz show em 21 de junho de 2009, no teatro Odisseia, no Rio. Agora um quarteto, o Metalmorphose está lançando um CD novo, chamado Maldição, com inéditas de estúdio e sons ao vivo de meados dos anos 80. O show do teatro Odisseia será gravado para CD e DVD ao vivo. Tavinho Godoy (voz), Mario Sevciuc (atual guitarrista), André Bighinzoli (baixo) e André Delacroix (batera) vão receber a dupla de guitarras originais: Celso Suckow e Marcelo Ferreira.
Partiu de Bighinzoli a inicitiva de relançar Ultimatum. Ele procurou o líder da banda Dorsal Atlântica, que deu todo apoio ao projeto. No entanto, Carlos Lopes preferiu não reunir a Dorsal para shows. Embora tenha orgulho do passado, quer se dedicar a novos projetos: livro, revista (O Martelo) e nova banda (Mustang – ouça aqui).
A arte de Ultimatum foi recriada com cuidado para a capinha do CD. Encarte ganhou texto de Paulo Sisinno, produtor do saudoso programa Guitarras, dos tempos em que a rádio Fluminense FM era a Maldita.
A laser, o Dorsal dispara seu rock rápido com influências de outro power-trio (Motorhead) em sons como Império de Satã e Princesa do Prazer. Ficaria ainda mais pesado depois, com repercussão no subterrâneo mundial.
Na linha mais melódica tipo Iron Maiden, Manowar e Deep Purple, o Metalmorphose da era Ultimatum detona sons como Cavaleiro Negro e Desejo Imortal.
Reparou? Todas as letras em Português. Isso se tornaria uma raridade no rock pauleira nacional.
Quem se interessar por Ultimatum, pode escrever para metallirecords@gmail.com
SPECIAL THANKS: Rodrigo Dias, pela dica.
Grande iniciativa de André Bighinzolli. Um verdadeiro cássico do metal carioca dos anos 80. Que saudades dos shows do planetário!!!!
Metalmorphose de volta à ativa. Carlos Lopes prossegue sua saga com Mustang.
Clássico Absoluto !
Abs,
Esses CDs são indispensáveis para quem viveu aquela época tão saudosa, e muito interessantes para quem quer ter uma idéia de como era.
Tenho esse LP original de 1985. Ótimo som.