Dorsal e Metalmorphose, pioneiros do metal carioca

ultimatumPraias maravilhosas, sol, muito calor… roupas pretas e couro! Antes mesmo do primeiro Rock in Rio, em janeiro de 1985, já existia uma pequena cena de som pesado na cidade maravilhosa. Dois dos grupos mais atuantes, o trio Dorsal Atlântica e o quinteto Metalmorphose, dividiram um LP, o Ultimatum (imagem da capa ao lado), um lado pra cada um. Na época, o vinil independente circulou pelo underground carioca e mesmo nacional. Vinte e cinco anos depois da gravação, o disco ganhou a primeira versão em CD, selo Metalli Records. De volta à ativa, a banda Metalmorphose faz show  em 21 de junho de 2009, no teatro Odisseia, no Rio. Agora um quarteto,  o Metalmorphose está lançando um CD novo, chamado Maldição, com inéditas de estúdio e sons ao vivo de meados dos anos 80. O show do teatro Odisseia será gravado para CD e DVD ao vivo. Tavinho Godoy (voz), Mario Sevciuc (atual guitarrista), André Bighinzoli (baixo) e André Delacroix (batera) vão receber a dupla de guitarras originais:  Celso Suckow e Marcelo Ferreira. 

Partiu de Bighinzoli a inicitiva de relançar Ultimatum. Ele procurou o líder da banda Dorsal Atlântica, que deu todo apoio ao projeto. No entanto, Carlos Lopes preferiu não reunir a Dorsal para shows. Embora tenha orgulho do passado, quer se dedicar a novos projetos: livro, revista (O Martelo) e nova banda (Mustang – ouça aqui).

A arte de Ultimatum foi recriada com cuidado para a capinha do CD. Encarte ganhou texto de Paulo Sisinno, produtor do saudoso programa Guitarras, dos tempos em que a rádio Fluminense FM era a Maldita.

A laser, o Dorsal dispara seu rock rápido com influências de outro power-trio (Motorhead) em sons como Império de Satã e Princesa do Prazer. Ficaria ainda mais pesado depois, com repercussão no subterrâneo mundial.

Na linha mais melódica tipo Iron Maiden, Manowar e Deep Purple, o Metalmorphose da era Ultimatum detona sons como Cavaleiro Negro e Desejo Imortal.

Reparou? Todas as letras em Português. Isso se tornaria uma raridade no rock pauleira nacional.

Quem se interessar por Ultimatum, pode escrever para metallirecords@gmail.com

SPECIAL THANKS: Rodrigo Dias, pela dica.

5 comentários sobre “Dorsal e Metalmorphose, pioneiros do metal carioca

  1. Grande iniciativa de André Bighinzolli. Um verdadeiro cássico do metal carioca dos anos 80. Que saudades dos shows do planetário!!!!

  2. Metalmorphose de volta à ativa. Carlos Lopes prossegue sua saga com Mustang.

  3. Esses CDs são indispensáveis para quem viveu aquela época tão saudosa, e muito interessantes para quem quer ter uma idéia de como era.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.