Emocionante o vídeo da campanha do San Lorenzo e torcedores do Ciclón para que as autoridades devolvessem o terreno no bairro Boedo ao clube azulgrana de Buenos Aires. Na época da ditadura militar, o governo pressionou o San Lorenzo, que estava endividado, a vender seu estádio, El Gasómetro, que foi um dos maiores “canchas” argentinas. Lamentável. A data do último jogo? 2 de dezembro de 1979. San Lorenzo 0x0 Boca Juniors. O terreno acabou dando lugar a mais uma loja de uma rede de supermercados francesa. O Ciclón perambulou durante anos até conseguir um espaço para erguer mais uma cancha. O nome só poderia ser Nuevo Gasómetro.
A campanha do vídeo acima menciona 22N – 22 de novembro – como a data em que o sonho do San Lorenzo seria votado, seguindo a lei de restituição histórica. Mas para evitar a aglomeração dos “hinchas” azulgranas, a Legislatura (câmara municipal) de Buenos Aires antecipou a votação para 15 de novembro – 15N. E esse campeonato o clube que anda flertando com o rebaixamento ganhou. O San Lorenzo voltou a Boedo.

O clube faz uma “vaquinha” entre os torcedores para arrecadar o dinheiro para pegar o terreno de volta. Quem contribuir, ganha o título de refundador do San Lorenzo. Segundo o texto do valioso site Stadium Guide, que inspirou este post, o presidente do Ciclón espera reerguer o estádio no terreno do Viejo Gasómetro até 2016, apesar de certa resistência dos vizinhos.
Você pode simpatizar mais com o Boca ou com o River ou ainda Racing ou o Rojo (Independiente). Pode até odiar futebol argentino, é um direito seu. Mas se gosta de futebol e se identifica com as sagas dos clubes, você vai se emocionar com o vídeo da crônica do dia em que o San Lorenzo voltou a Boedo, publicado pelo canal oficial do clube.