San Lorenzo: em busca de um sonho

image
Emocionante o vídeo da campanha do San Lorenzo e torcedores do Ciclón para que as autoridades devolvessem o terreno no bairro Boedo ao clube azulgrana de Buenos Aires. Na época da ditadura militar, o governo pressionou o San Lorenzo, que estava endividado, a vender seu estádio, El Gasómetroque foi um dos maiores “canchas” argentinas. Lamentável. A data do último jogo? 2 de dezembro de 1979. San Lorenzo 0x0 Boca Juniors. O terreno acabou dando lugar a mais uma loja de uma rede de supermercados francesa. O Ciclón perambulou durante anos até conseguir um espaço para erguer mais uma cancha. O nome só poderia ser Nuevo Gasómetro.

A campanha do vídeo acima menciona 22N – 22 de novembro – como a data em que o sonho do San Lorenzo seria votado, seguindo a lei de restituição histórica.  Mas para evitar a aglomeração dos “hinchas” azulgranas, a Legislatura (câmara municipal) de Buenos Aires antecipou a votação para 15 de novembro – 15N. E esse campeonato o clube que anda flertando com o rebaixamento ganhou. O San Lorenzo voltou a Boedo. 

www.sanlorenzo.com.ar
Cartaz da campanha | http://www.sanlorenzo.com.ar

O clube faz uma “vaquinha” entre os torcedores para arrecadar o dinheiro para pegar o terreno de volta. Quem contribuir, ganha o título de refundador do San Lorenzo. Segundo o texto do valioso site Stadium Guide, que inspirou este post, o presidente do Ciclón espera reerguer o estádio no terreno do Viejo Gasómetro até 2016, apesar de certa resistência dos vizinhos.

Você pode simpatizar mais com o Boca ou com o River ou ainda Racing ou o Rojo (Independiente). Pode até odiar futebol argentino, é um direito seu. Mas se gosta de futebol e se identifica com as sagas dos clubes, você vai se emocionar com o vídeo da crônica do dia em que o San Lorenzo voltou a Boedo, publicado pelo canal oficial do clube.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.