Campeonato Metropolitano 84, um dos dois principais torneios do futebol argentino na época. Na sexta rodada, 6 de maio de 1984, o jogadores do Club Atlético Racing, de Córdoba (não confundir com o Racing Club, de Avellaneda, que inspirou nome, uniforme e escudo) têm uma motivação a mais contra o Ferro Carril Oeste (campeão do Nacional 1984), no estádio do Instituto de Córdoba: em caso de vitória, podem ganhar um prêmio gordo: quase 2 milhões de dólares. O elenco apostava na Prode (sigla de “concurso de pronósticos deportivos”, uma loteria que durou de 1972 a 2018 na Argentina). O bolão da rapaziada já tinha acertado os outros 12 jogos. Bastava vencer o Ferro pra dividir a dinheirama. O documentário “Loteca” (“Prode”, de Mauro Beccaría) abre a 11ª edição do festival CINEfoot. E em que sala de cinema, hein? Na sala da sua casa. Por causa da pandemia do novo coronavírus, o CINEfoot deste ano vai ser todo online -e de graça. “Loteca” estreia nesta sexta-feira, 20 de novembro deste interminável 2020, às 20h30, na plataforma Innsaei.tv, que vai passar todos os 76 filmes do CINEfoot 11 – um recorde no tradicional festival de cinema de futebol, tocado por Antônio Leal. Bom fazer o cadastro agora e na hora da sessão é só apertar o play. “Loteca” (ou “Prode”) fica disponível na plataforma Innsaei.tv até 17h de 27/11, a outra sexta-feira. Confira o trailer dentro do post.

Trailer PRODE ENG from Ideas por Rosca on Vimeo.

Oito filmes concorrem à Taça CINEfoot de melhor longa, inclusive um documentário sobre Paolo Rossi (nosso “carrasco” no Sarrià), dirigido por uma dupla de sobrenomes Scolari e Fellini – que mistura, gente! Já a mostra competitiva de curtas – também vale taça! – tem nada menos do que 37 produções.  A programação tem muito mais, em mostras que lembram por exemplo os 80 anos de Pelé, os 40 anos da estreia de Paulo Roberto Falcão na Roma (recomendo!), os 50 anos do Tri, os 70 do Maraca – tem ainda homenagem aos Geraldinos e Arquibaldos – e a tradicional sessão Dente de Leite, para o público infanto-juvenil. Várias produções já sobre a Libertadores rubro-negra de 2019. Há ainda sessões sobre o futebol em Pernambuco e no México, espaço pra produção da ESPN e do Museu da Pelada ou que discutem a acessibilidade. Fora lives em parceria com o Ludopédio e o Museu do Futebol. Confira a programação toda aqui (pode baixar um PDF). Fique ligado: a disponibilidade de cada filme na plataforma varia caso a caso. O CINEfoot 11 vai até 27 de novembro, como eu disse, todo online, na Innsaei.tv.

Até lá, histórias de times, torcidas, personalidades como Pelé, Falcão, Rossi, Barbosa, Manguita Fenômeno, Ademir Marques, João Saldanha, Clodoaldo, Afonsinho, Marinho, Dely Vadés, Gerd Wenzel e muitos outros temas vão passar pela tela do seu computador ou celular, conectado no CINEfoot. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.