“You´ll Never Walk Alone”. 120 anos do Liverpool FC.

store.liverpoolfc.tv
A loja online do Liverpool tem em estoque várias flâmulas comemorativas de conquistas e de ídolos históricos: http://store.liverpoolfc.tv/pennant/31/s/k/pgs

3 de junho de 2012. 120 anos da fundação oficial do Liverpool FC (a página dos “reds” na web lista 120 momentos marcantes, como 18 ligas inglesas, 5 Copas/Ligas dos Campeões europeus -a popular “the Champions”!-, 7 Copas da Inglaterra, 8 Copas da Liga Inglesas, 3 Copas da Uefa, entre outras taças – eta time copeiro!).
Por coincidência ou não, Fut Pop Clube teve o prazer de assistir, na rodada deste domingo do festival CINEfoot, em São Paulo, um divertidíssimo filme curto que tem muito a ver com o Liverpool e seu hino, “You´ll Never Walk Alone”. É o curta-metragem (17 minutos) “Home, Away” (“Dentro, Fora”), uma produção que veio das Ilhas Maurício! Sinopse: Alex é fanático pelo Manchester United e encomenda uma daquelas pequenas antenas parabólicas de TV para ver um clássico entre o Man United dele e o Liverpool, time preferido de Kenny, o menino vizinho de Alex. Para não estragar a surpresa de quem não viu, só digo que “You´ll Never Walk Alone” tem destaque no roteiro, muito bem bolado por Wassim Sookia. E mais não posso contar, para não ser “spoiler”! Mas dá pra ver o curta na íntegra aqui, olha. Ah, o diretor, roteirista e produtor executivo Wassim Sokia é um torcedor do Liverpool, como a maioria dos integrantes de sua equipe, nos informam os créditos finais. Bacana, isso! Nota dez para o curta!
“Home, Away” é um filme leve e divertido, mas me levou a pensar sobre duas questões.

  1. A globalização do futebol – o filme escancara como é grande a influência dos times ingleses nas Ilhas Maurício.
  2. Como os clubes brasileiros estão atrasados nesse aspecto. A seleção Canarinho é conhecida, mas os nossos times, não. Será que dá para pegar este bonde andando? Na verdade, é um trem-bala em velocidade warp. Perdemos esse jogo.

Voltando ao hino do aniversariante do dia, o Liverpool, “You´ll Never Walk Alone” é uma canção de 1945, de um musical. A regravação pelo grupo pop dos 60 Gerry & The Pacemakers caiu no gosto da torcida, em Anfield, em 1963. E virou o hino do Liverpool, influenciando outros clubes também.

  • Dicas de leitura:
  1. História do Liverpool, no site oficial
  2. Já a página sobre os títulos tem uma contagem de troféus que permite comparar quantas taças o Liverpool tem e quantas os seus maiores rivais têm, em determinadas competições. O Liverpool deixou o ManUtd passar na contagem do campeonato inglês (18×19), mas ainda tem bem mais títulos do que Arsenal (13), Everton (9) e Aston Villa (7). Na Copa/Liga dos Campeões, o Liverpool tem 5 taças, contra 7 do Milan e 9 do Real Madrid. Perde na contagem da Copa da Inglaterra: Manchester 11 x Arsenal 10 xSpurs 8, contra 7 FA Cups do Liverpool. Mas o Liverpool lidera a contagem da Copa da Liga Inglesa (8) e da Copa da Uefa (3).
  3. This is Anfield na série Futebol na Terra da Rainha, no blog do jornalista Frederico Rocha
  4. Museu do Liverpool, no mesmo blog, também na série Futebol na Terra da Rainha
  5. Página do CINEfoot – festival de cinema de futebol


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.