
3 de junho de 2012. 120 anos da fundação oficial do Liverpool FC (a página dos “reds” na web lista 120 momentos marcantes, como 18 ligas inglesas, 5 Copas/Ligas dos Campeões europeus -a popular “the Champions”!-, 7 Copas da Inglaterra, 8 Copas da Liga Inglesas, 3 Copas da Uefa, entre outras taças – eta time copeiro!).
Por coincidência ou não, Fut Pop Clube teve o prazer de assistir, na rodada deste domingo do festival CINEfoot, em São Paulo, um divertidíssimo filme curto que tem muito a ver com o Liverpool e seu hino, “You´ll Never Walk Alone”. É o curta-metragem (17 minutos) “Home, Away” (“Dentro, Fora”), uma produção que veio das Ilhas Maurício! Sinopse: Alex é fanático pelo Manchester United e encomenda uma daquelas pequenas antenas parabólicas de TV para ver um clássico entre o Man United dele e o Liverpool, time preferido de Kenny, o menino vizinho de Alex. Para não estragar a surpresa de quem não viu, só digo que “You´ll Never Walk Alone” tem destaque no roteiro, muito bem bolado por Wassim Sookia. E mais não posso contar, para não ser “spoiler”! Mas dá pra ver o curta na íntegra aqui, olha. Ah, o diretor, roteirista e produtor executivo Wassim Sokia é um torcedor do Liverpool, como a maioria dos integrantes de sua equipe, nos informam os créditos finais. Bacana, isso! Nota dez para o curta!
“Home, Away” é um filme leve e divertido, mas me levou a pensar sobre duas questões.
- A globalização do futebol – o filme escancara como é grande a influência dos times ingleses nas Ilhas Maurício.
- Como os clubes brasileiros estão atrasados nesse aspecto. A seleção Canarinho é conhecida, mas os nossos times, não. Será que dá para pegar este bonde andando? Na verdade, é um trem-bala em velocidade warp. Perdemos esse jogo.
Voltando ao hino do aniversariante do dia, o Liverpool, “You´ll Never Walk Alone” é uma canção de 1945, de um musical. A regravação pelo grupo pop dos 60 Gerry & The Pacemakers caiu no gosto da torcida, em Anfield, em 1963. E virou o hino do Liverpool, influenciando outros clubes também.
- Dicas de leitura:
- História do Liverpool, no site oficial
- Já a página sobre os títulos tem uma contagem de troféus que permite comparar quantas taças o Liverpool tem e quantas os seus maiores rivais têm, em determinadas competições. O Liverpool deixou o ManUtd passar na contagem do campeonato inglês (18×19), mas ainda tem bem mais títulos do que Arsenal (13), Everton (9) e Aston Villa (7). Na Copa/Liga dos Campeões, o Liverpool tem 5 taças, contra 7 do Milan e 9 do Real Madrid. Perde na contagem da Copa da Inglaterra: Manchester 11 x Arsenal 10 xSpurs 8, contra 7 FA Cups do Liverpool. Mas o Liverpool lidera a contagem da Copa da Liga Inglesa (8) e da Copa da Uefa (3).
- This is Anfield na série Futebol na Terra da Rainha, no blog do jornalista Frederico Rocha
- Museu do Liverpool, no mesmo blog, também na série Futebol na Terra da Rainha
- Página do CINEfoot – festival de cinema de futebol