O Cruzeiro Esporte Clube comemorou, em 2 de janeiro, 90 anos de páginas heróicas e imortais! Foi fundado como Societá Sportiva Palestra Itália. A flâmula, comemorativa do bi da Libertadores, foi presente de um amigo cruzeirense que mora em Sampa, mas sempre que pode, não perde a chance de ver um jogo da Raposa.
Segundo a seção de história do site oficial do Cruzeiro, em 1921, o primeiro uniforme da então Societá Sportiva Palestra Itália, tinha camisa verde, calção branco e meia vermelha, com detalhes em branco e verde.
Em 1925, o nome do clube foi aportuguesado, para Sociedade Sportiva Palestra Itália.
Em janeiro de 1942, mais uma mudança de nome: Palestra Mineiro. Tempo de guerra, 2ª Grande Guerra Mundial… e um decreto-lei proibiu referências às nações inimigas, como era a Itália fascista.
Setembro de 1942: por uma partida, a Raposa de hoje se chamou Ypiranga.
7 de outubro de 1942: o nome definitivo, Cruzeiro Esporte Clube.
Consultando o livraço do Paulo Gini e do Rodolfo Rodrigues (A História das Camisas dos 12 Maiores Times do Brasil, veja post anterior), o Cruzeiro, digo, a Societá Sportiva Palestra Itália usou uniforme semelhante ao retrô lançado em junho de 2011 – camisa verde, com as iniciais no lado esquerdo do peito e cordãozinho na gola polo; logicamente sem este imenso logotipo do banco BMG – entre 1923 e 1928. Os primeiros títulos mineiros foram conquistados assim, em 26 e 28.
