Publicado em 11 de julho de 2010



¡Campeones!
Casillas (Real Madrid) – capitão, eleito “O” goleiro da Copa. Sérgio Ramos (Real Madrid). Puyol e Piqué (Barcelona). Capdevilla (Villarreal). Xabi Alonso (Real Madrid). Busquets e Xavi (Barcelona). Villa (ex-Valencia, já apresentado pelo Barça). Pedro (Barcelona). Navas (Sevilla). Torres (Liverpool). Fàbregas (Arsenal). Albiol e Arbeloa (Real), Marchena, Mata e David Silva (Valencia), Valdés (Barça), Llorente e Martinez (Athletic Bilbao), Reina (Liverpool) e, claro, Iniesta (Barcelona) e o bonachão Vicente Del Bosque são os legítimos campeões do mundo em 2010, depois de faturar também a Euro 2008.
Andrés Iniesta, nascido em Fuentealbilla, na província de Albacete, na comunidade de Castilla-La Mancha, ídolo do Barcelona, autor do único gol da nervosa decisão contra a Holanda, já no 2º tempo da prorrogação, foi eleito o melhor em campo. A segunda final europeia seguida em Copas foi amarrada, pegada, violenta demais. Ganhou quem jogou mais. A Espanha, que abusou um pouco do direito de perder chances. Nas duas maiores oportunidades holandesas, Robben esbarrou em Casillas, gigante.
E essa Holanda, hein? Só mesmo o excesso de nervosismo, talvez uma mistura de já-ganhou com revanchismo e vocês-vão-ter-que-me-engolir antes da hora pode explicar a derrota de uma seleção brasileira com uma defesa considerada excelente e jogadores como Kaká e Robinho para esse time laranja, que dá saudade dos tempos de Gullit, Van Basten e Rikjaard e da Laranja Mecânica de 78, para não falar do Carrossel Holandês de Cruyff. Bate demais da conta essa Holanda. Ainda bem que a Espanha ficou com a taça.

Inspirado por uma reportagem de André Argolo na ESPN Brasil, também publico a maneiríssima flâmula do Jabaquara Atlético Clube, o Jabuca, que nasceu Hespanha Foot Ball Club em 15/11/1914 – foi um dos fundadores da Federação Paulista de Futebol. Durante a Segunda Guerra, o Hespanha passou a se chamar Jabaquara, nome do bairro de Santos onde o clube foi criado. E o estádio do Jabuca chama-se Espanha até hoje.
Aqui dentro do post, as manchetes onlines da hora do título e a campanha da Roja desde as Eliminatórias.Marca de Madri- ¡¡ Campeones, campeones !! / Jamás lo olvidaremos
Sport de Barcelona- Iniestazo II y ¡Reyes del Mundo!!
As de Madri- ¡Campeones! ¡Campeones del Mundo! Gracias, Iniesta
El Mundo Deportivo de Barcelona- ¡¡ Iniestazo e campeones!!
El País de Madri- España gana el Mundial, na capa, e España en La Luna, no texto.
Muito boa a do La Vanguardia de Barcelona- La “España Mecânica” conquista el Mundo.
Olé, de Buenos Aires, deu manchete com palavrão em espanhol: “Joder, que campeón”
Muito boa também a do globoesporte.com: ¡¡ INIÊXTASE !! (link para a reportagem interna)
*Diego Forlán foi eleito o melhor jogador da Copa!
Bola de ouro para o “U-ru-gua-yo”!
Outro prêmio merecido: Thomas Müller, melhor jogador jovem.
Campanha da Espanha nas Eliminatórias:
- 1×0 Bósnia e Herzegovina (em Múrcia)
- 4×0 Armênia (em Albacete)
- 3×0 Estônia (F)
- 2×1 Bélgica (F)
- 1×0 Turquia (em Madri)
- 2×1 Turquia (F)
- 5×0 Bélgica (La Coruña)
- 3×0 Estônia (Mérida)
- 2×1 Armênia (F)
- 5X2 Bósnia e Herzegovina (F)
E os jogos da Espanha na África do Sul:
- 0x1 Suíça
- 2X0 Honduras
- 2×1 Chile
- 1×0 Portugal
- 1×0 Paraguai
- 1×0 Alemanha
- 1×0 Holanda
Republicou isso em FUT POP CLUBEe comentado:
Cinco anos do título mundial da Seleção Espanhola!
Republico meu post da época.