Tags
Édson, Bigode, Castilho, Copa Rio 1952, Didi, Fluminense, Jair Santana, Marinho, Orlando, Píndaro, Pinheiro, Quincas, Telê Santana, Zezé Moreira
Flâmula do Fluminense Football Club, que comemora neste semana os 60 anos da Copa Rio de 1952 – considerada por muitos um título mundial, a exemplo da Copa Rio de 1951, conquistada pelo Palmeiras. A minha posição sobre a Copa Rio é a seguinte: se os torcedores do Palmeiras e do Fluminense a consideram um título mundial, beleza, ótimo, mas independentemente do reconhecimento ou não da Fifa, devem ficar orgulhosos das grandes conquistas, contra times poderosos, num momento em que o futebol brasileiro procurava se afirmar e se livrar do “complexo de vira-latas“. Ah, a Fifa não reconhece? Não tem importância nenhuma. Festejem, celebrem, se orgulhem mesmo assim! Ah, a flâmula ao lado é de 2012, com 3 estrelas que representam campeonatos brasileiros: a Taça de Prata 1970, o Brasileirão de 1984 e o de 2010). A campanha invicta e o time-base campeão da Copa Rio 1952 estão dentro do post!
- A campanha
- Fluminense 0×0 Sporting (campeão português)
- Fluminense 1×0 Grasshoper (campeão suíço)
- Fluminense 3×0 Peñarol (campeão uruguaio, com 5 jogadores da Celeste campeão mundial em 1950 no Maracanazo)
- Semifinais
- Fluminense 1×0 Austria Viena
- Fluminense 5×2 Austria Viena
- Finais
- Fluminense 2×0 Corinthians (campeão paulista)
- Fluminense 2×2 Corinthians
- Time-base:
Castilho; Píndaro e Pinheiro; Jair Santana, Édson e Bigode; Telê Santana, Didi, Marinho, Orlando, Quincas. Técnico: Zezé Moreira.