Olympiastadion | Estádio Olímpico de Munique, 40 anos.

Ufa! Que alívio ver que o belo estádio Olímpico de Munique ainda pode ser usado para partidas de futebol, mesmo depois da inauguração da Allianz Arena, mais moderna. Nos dias que antecederam à final da Champions League 2011/12, o Olympiastadion recebeu a final da Champions do futebol feminino e um amistoso Ultimate Champions (uma seleção de estrelas do mundo, como Zico, venceu por 3 a 2 as estrelas do Bayern, como Breitner, no estádio Olímpico, horas antes da derrota do Bayern para o Chelsea nos pênaltis). Na final da Liga dos Campeões feminina, o Lyon venceu o Frankfurt por 2 a 0, diante de mais de 50 mil torcedores, no Olympiastadion. No rolê do Fut Pop Clube por Munique, no verão alemão de 2011, tive a oportunidade de visitar o estádio e o gramado estava em reforma, como mostro na fotos.

O estádio – projeto dos arquitetos Gunther Behnisch e Frei Otto- foi construído para os Jogos Olímpicos de 1972 (de trágica lembrança, como veremos já já). Também recebeu jogos da Copa do Mundo de 1974, inclusive a finalíssima – a virada da Alemanha de Beckenbauer e Müller em cima do Carrossel Holandês de Cruyff; a decisão da Eurocopa 1988 (enfim, deu Holanda!) e três finais da Copa/Liga dos Campeões da Europa – em 1979, deu Nottingham Forest do técnico Brian Clough; em 1993, Olympique de Marselha campeão, e enfim, em 1997, vitória alemã, mas do Borussia Dortmund (veja lista de todos os campeões da Champions aqui). E semana passada, a final da Champions feminina.

Vista da Vila Olímpica dos Jogos de 1972

Durante os Jogos Olímpicos, um grupo de terroristas da organização Setembro Negro invadiu o alojamento dos atletas israelenses, na Vila Olímpica, e matou imediatamente duas pessoas, fez nove reféns e o que se viu depois foi uma reação desastrada. Um banho de sangue no aeroporto. Os nove reféns israelenses, cinco terroristas palestinos, um piloto e um policial alemão morreram no desfecho. É o ponto de partida do ótimo filme “Munique”, de Steven Spielberg.
Voltando ao esporte: o Olímpico foi inaugurado meses antes do massacre, em maio de 1972, com um amistoso. Naqueles tempos de muro de Berlim, a seleção da Alemanha Ocidental goleou a União Soviética por 4 a 1 – quatro gols (poker) do “bombardeiro” Gerd Müller.
E foi na “era estádio Olímpico” que o Bayern de Munique de Beckenbauer, Müller e muitos outros craques ganhou 16 de seus 22 títulos da Bundesliga, até 2005, quando trocou o Olympiastadion pela Allianz Arena, nova em folha e sem pista de atletismo, como os europeus exigem agora.

tsv1860-shop.de

O Olímpico também hospedava jogos de outro clube da cidade. O TSV 1860 München. O Munique 1860 venceu o campeonato alemão de 1965-66 e tem duas Copas da Alemanha: 1941-42 e 1963-64. Porém, nos últimos anos, anda por divisões inferiores e enfrenta problemas financeiros que obrigaram o clube a vender sua metade das ações da Allianz Arena para o rival Bayern.

O estádio Olímpico-que hoje tem capacidade para pouco mais de 69 mil espectadores e mantém sua belíssima cobertura transparente -fica num parque muito bonito, o Olympiapark, que tem ginásio, piscina coberta, pista de cooper e uma concha acústica, onde rolam shows no verão alemão.

No alto desta torre… tem um pequeno museu de memorabilia do rock n roll…
Entre os itens da coleção do Rock Museum Munich, estão botas do roqueiro glam Marc Bolan (confira mais do ex- T-Rex).

  • Links interessantes
  1. Rolê do Fut Pop Clube pela Allianz Arena, outros estádios e museus de futebol do mundo
  2. Texto sobre aspectos arquitetônicos do Olympiastadion no ótimo site World Stadiums
  3. site oficial do estádio Olímpico de Munique, em inglês


About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s