Livro: “Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro”

Falcão, Dino Sani, Danilo Alvim, Clodoaldo, Dudu, Piazza, Andrade, Zito, Toninho Cerezo e Dunga. Os dez estão na seleção de volantes escalada pelo jornalista Sidney Garambone para o próximo livro da editora Contexto sobre futebol. O 11º é um personagem fictício criado por Garambone, em homenagem aos brucutus. Dá para ver o sumário e ler a apresentação de Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro no site da Contexto.

About these ads

9 thoughts on “Livro: “Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro”

  1. Mas caramba… o Mestre Didi e o canhotinha de ouro Gerson não entraram no livro dos camisas 10, por que “vinham com a bola lá de trás” e agora não entram entre os volantes… e aí… essa coleção pretende deixá-los de fora?

  2. Acho que não, Arthur. Ainda vão sair alguns livros, talvez eles entrem como 11 maiores meias, camisas 8, gênios da bola… ou 11 maiores cérebros dos times…

  3. Faltaram 02 grandes volantes no livro: Carlinhos do Flamento ‘o violino’, Roberto Dias do São Paulo.

    Gerson, Didi, Ademir da Guia, Rivelino, Mengálvio, Dirceu Lopes, Moacy, Dicá, Zenon, Pedro Rocha, Pita eram meias-armadores.

  4. Na verdade, considerando as formaçoes do futebol moderno, Didi e Gerson seriam sim considerados segundos-volantes. Meia-atacantes eles nao eram. Volantes de contensao também nao, porque nao tinha características de marcaçao forte. Hoje eles jogariam na mesma posiçao que jogava o Falcao, na Copa de 1982, ajustando-os, obviamente, às formaçoes modernas. Ou seja, o livro acabou tendo esse ponto falho de falta de definiçao do que seria considerado “volante” nos termos do passado em relaçao aos termos atuais.
    Na verdade, o mais fácil seria nao ter incluído o Falcao no livro, porque ele realmente jogava em posiçao diferente da do resto dos jogadores de que o livro trata, que sao todos primeiro-volantes, com caractrísitcas bem mais defensivas.

  5. João Gabriel, obrigado por visitar o blog e por deixar comentários críticos, mas feitos de maneira educada.
    Valeu!

  6. Por nada. Minha intensão não foi criticar, apenas expressar minha visão a respeito do assunto. Posso estar totalmente enganado, mas me parece que o típico segundo-volante camisa 8 sempre viverá em crise existencial…hehe

  7. Concordo que o livro falhou em incluir o Falcão, que é segundo-volante. Todos os outros são primeiros-volantes de contensão. Colocando o Falcão, necessariamente teria que pôr César Sampaio, Mazinho, entre outros… que são segundos-volantes.
    Não faria mais sentido ter incluído o Mauro Silva no lugar do Falcão? Pelo menos não destoaria em relação a posicionamento no campo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s