Livro: “Os Dez Mais do São Paulo”

Publicado em 3/12/2009 e atualizado em 12/12/2012
O Blog do Juca Kfouri noticia a noite de autógrafos do livro do jornalista Arnaldo Ribeiro, da revista Placar. Os Dez Mais do São Paulo será lançado na quarta-feira que vem, 9 de dezembro, a partir das 7 da noite, na Saraiva do MorumbiShopping – pra quem tiver pressa, alguns sites especializados  terão o livro disponível na segunda-feira. É o 7º volume da Coleção Ídolos Imortais, da Maquinária Editora – depois de Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Fluminense, Internacional e Botafogo. Funciona assim. Um júri de convidados vota nos seus favoritos e os 10 escolhidos entram no livro escrito por um jornalista que não necessariamente participou da votação. No caso do São Paulo, como Fut Pop Clube noticiou em agosto, os eleitos foram: o goleiro-artilheiro Rogério Ceni, os zagueiros e volantes Roberto Dias e Darío Pereyra, o meio campo Bauer (da histórica linha média Rui, Bauer e Noronha, nos anos 40), os meias Pedro Rocha e Raí, mais os atacantes Leônidas, Canhoteiro, Serginho Chulapa e Careca. Um timaço. E conhecendo a coleção Ídolos Imortais e o texto de Arnaldo Ribeiro, podemos esperar mais um golaço da Maquinária Editora. O curioso é que 8 desses ídolos tricolores já foram personagens principais de outros livros. Confira aqui.- Leônidas da Silva, o diamante negro, o homem de borracha, artilheiro da Copa do Mundo de 1938, primeiro grande ídolo pop do São Paulo FC, multicampeão paulista nos anos 40, recebeu do jornalista André Ribeiro uma biografia à altura da de Ruy Castro sobre Garrincha. Emocionante. Chama-se O Diamante Eterno (editora Gryphus) – leia mais neste link.

- Por falar no saudoso Mané, dizem que Canhoteiro fazia pela ponta-esquerda o que Garrincha fazia na direita. E que se tivesse mais cabeça poderia ter ido à Copa da Suécia, em 58. Pois Canhoteiro tem uma biografia preparada pelo Renato Pompeu para a coleção Avenida Paulista, da Ediouro. E uma canção, já um clássico da MPB sobre futebol, na voz de Raimundo Fagner e Zeca Baleiro.

- Rogério Ceni lançou este ano Maioridade Penal – 18 Anos na Marca da Cal (editora Panda Books), a 4 mãos com o repórter André Plihal. Leia mais aqui.

- Roberto Dias mereceu biografia escrita pelo jornalista Fábio Matos: Dias – A Vida do Maior Jogador do São Paulo nos Anos 1960 (Pontes Editores). O tricolor atravessou 13 anos de vacas magras durante a construção do Morumbi. Roberto Dias dava qualidade ao sistema defensivo do time e era um canhão nas cobranças de falta. Saiba mais aqui.

- Pedro Rocha e Darío Pereyra (ainda) não têm no Brasil uma biografia exclusiva, mas acaba de sair o excelente livro do repórter Luís Augusto Simon, o Menon, sobre os quatro uruguaios de seleção que foram grandes ídolos do São Paulo. Tricolor Celeste, tema aqui do blog nos últimos dias.

- Raí, “o terror do Morumbi”, não tem bem uma biografia, mas lançou junto com as jornalistas Milly Lacombe e Soninha Francine Para Ser Jogador de Futebol (Jaboticaba), capinha ao lado.  O eterno 10, a Miloca e a Soninha dão as “dicas de um campeão para ser um jogador profissional de sucesso”.

- Serginho, o “tamaduá-bandeira do futebol brasileiro”, ganhou em 2011 O Artilheiro Indomável – As Incríveis Histórias de Serginho Chulapa”, de Wladimir Miranda (editora Publisher Brasil). Confira post.

Que eu saiba, não há biografias do meio-campo Bauer e do Careca, habilidoso centroavante cheio de técnica e raça, comprado do Guarani, numa das maiores contratações do futebol brasileiro nos anos 80. Enquanto ninguém se habilita, contamos com o livro do Arnaldo Ribeiro, Os Dez Mais do São Paulo (leia mais aqui no site da Maquinária).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s